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Professora, formada no Curso Normal Superior com Mídias Interativas da UEPG, especialista na educação infantil e séries iniciais.

Sugestões de atividades com a técnica de pintura a dedo dirigida

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Trabalho de simetria na sala do Pro Mat

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Ideia para páscoa

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domingo, 13 de setembro de 2009

Resolução de problemas

O fundamento mais importante da matemática é a resolução de problemas.




As crianças estão acostumadas no cotidiano social a resolver problemas. Não importa se acertam ou erram, quantas vezes tentem até chegar ao resultado esperado, mas as diversas buscas de solução auxiliam o sujeito no processo de raciocínio do objeto a ser conhecido.

Os problemas na vida têm um objetivo determinado, vão sendo construídos à proporção da necessidade de solução que o problema requer.



Na escola, as crianças são treinadas a dar uma resposta pronta, que acreditam que a professora espera e não uma resposta adequada ao problema.



É importante que o professor dialogue com os seus alunos e conheça o que o seu aluno cria nas proposições matemáticas ofertadas.



Todo aluno tem tendência a responder o que a professora quer ouvir e nem sempre é a resposta devida. Deve-se então pedir a ele que explique o caminho trilhado para chegar a um determinado resultado. Caso a resposta não seja correta, é uma forma de promover uma discussão em sala de aula que terá resultados verdadeiramente surpreendentes.



Oportunize todos os alunos a explicitarem como chegaram ao resultado de uma proposição qualquer. As crianças surpreendem os professores quando têm oportunidade de falar.

Falar com os alunos faz com que eles se sintam parte integrante e importante do processo ensino-aprendizagem, auxiliando-os tanto no desenvolvimento e manutenção da auto-estima, que sabemos ser essencial para o aprendizado, quando para inferir sobre o objeto de conhecimento, ao tempo em que promove o desenvolvimento do pensamento e a sua expressão lingüística.



A Matemática não deve ser uma disciplina que ensine apenas modelos e fórmulas, operações e conceitos, mas que oportunize o educando a criar habilidades de utilizar com autonomia conceitos e informações para compreensão de situações e solução de problemas, comunicar o que fez e como fez e avaliar resultados já obtidos para tomar decisões.



As crianças aprendem a linguagem através da comunicação verbal, portanto, é recomendável que o professor incentive o seu aluno a falar sobre Matemática - explorar caminhos, trocar idéias, errar, comunicar o erro, procurar novas formas de solucionar o que lhe é proposto. É importante para o professor permitir a seu aluno demonstrar como está formando um conceito ou as estratégias das quais se utiliza para resolver um problema, a fim de que possa inferir se este aluno vem adquirindo autonomia para aprender Matemática e saber adequá-la às suas necessidades – escolares e pessoais.

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