Quem sou eu

Minha foto
Professora, formada no Curso Normal Superior com Mídias Interativas da UEPG, especialista na educação infantil e séries iniciais.

Sugestões de atividades com a técnica de pintura a dedo dirigida

Sugestões de atividades com a técnica de pintura a dedo dirigida










Trabalho de simetria na sala do Pro Mat

Trabalho de simetria na sala do Pro Mat


Ideia para páscoa

Ideia para páscoa

domingo, 5 de abril de 2009

COMENTÁRIOS SOBRE DE QUE MODO O PRÓ – LETRAMENTO ESTÁ TENDO UM IMPACTO POSITIVO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS CURSISTAS E DA TUTORA

Relato da Professora Rita Josiane Gasparelo acerca do 1º fascículo: “Foi bem proveitoso, o tema interessante com episódios do nosso dia-a-dia, discutimos erros e acertos levando embora conosco vários exemplos que ofereceram dados importantes e adquirindo novos conhecimentos através do relato de experiências. Vimos neste fascículo que a matemática é uma ferramenta útil, com linguagens e expressões próprias necessárias a diversas áreas do conhecimento, onde é preciso estimular o desenvolvimento de habilidades matemáticas para a vida, alertando o aluno para fazer interferências e opinar sempre de forma critica e independente, construindo assim seu conhecimento com a nossa ajuda”.
Baseados nos trabalhos com materiais concretos e na experiência que possuem com as séries iniciais alguns professores relatam que:
“ Trabalhar com reservas o aluno aprende desde o inicio o porque começar a operar pelas unidades”. Rita, Giseli e Adelina
“Compor e decompor um número, agrupar e reagrupar vira brincadeira e eles aprendem brincando e não esquecem jamais” Rita, Giseli e Adlina
“Enquanto professores devemos trabalhar muito com a persistência, enfatizando o vocabulário matemático desde as séries inicias”. Giseli, Adelina e Rita
“Trocar experiência entre outros professores é enriquecedor”. Adelina, Rita e Giseli
“As sugestões da tutora sobre agrupamentos com canudos e registros no quadro valor lugar foram importantes para desenvolvermos um trabalho de qualidade em sal de aula” Ana Maria Monfron
“A troca de idéias e de experiências relatadas durante o encontro fez com que pudéssemos ter uma visão mais ampla de como trabalhar com o material concreto e a importância do mesmo na nossa pratica pedagógica. Possibilita ao aluno entender melhor o valor posicional, ordenar quantidades, relacionar os símbolos às quantidades que representam. Percebemos que é importante estimular a reflexão, o raciocínio lógico e a observação independente. Também é importante fazer perguntas ao aluno, porém permitir que se expresse livremente, com suas próprias palavras”. Rosangela Orovoski
“ O trabalho realizado relembrou algumas atividades que podem ser realizadas para o desenvolvimento do sistema posicional dos números e de algoritmos das quatro operações, além da troca de idéias entre os cursistas”. Nelzi Scheiffer
“ Os dois primeiros encontros foram muito proveitosos para a nossa prática. Foram sanadas dúvidas e as sugestões de atividades excelentes. A metodologia dos encontros foi boas e os fascículos estudados são de fácil compreensão, contribuindo bastante para a nossa prática”. Luciane Heck
“ As expectativas para o fascículo 2 foram superadas de modo que contribuíram efetivamente para a nossa prática cotidiana, pois através de exemplos práticos podemos perceber as maneiras mais eficazes nas operações com números naturais. Além disso, os professores que atuam no 2º e 3º ano tiveram oportunidades de assimilar novas estratégias para trabalhar com algoritmos que apresentam reserva”. Rosane Aparecida Panzarini – coordenadora Geral do Pró-Letramento.
O desenvolvimento do Pró–Letramento em minha turma tem superado minhas expectativas. Alguns cursistas se adiantam no estudo dos fascículos, e já vem para o encontro com questionamentos e algumas atividades já feitas. Os encontros do Pró-Letramento de matemática são momentos em suas vidas para trabalhar os pontos que, até então, eram motivos de angústia ou que eram desprezados em suas aulas, devido ao total desconhecimento.
A cada encontro, os cursistas se empolgam com as descobertas que vêm facilitando a sua compreensão, mediante o processo de discussão de conteúdos, das experiências vivenciadas e debatidas uns com os outros, as descobertas quando aplicam em sala de aula e principalmente o aprendizado de cada um deles, que acham hoje a matemática uma disciplina que pode e deve ser trabalhada com mais prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário