Quem sou eu

Minha foto
Professora, formada no Curso Normal Superior com Mídias Interativas da UEPG, especialista na educação infantil e séries iniciais.

Sugestões de atividades com a técnica de pintura a dedo dirigida

Sugestões de atividades com a técnica de pintura a dedo dirigida










Trabalho de simetria na sala do Pro Mat

Trabalho de simetria na sala do Pro Mat


Ideia para páscoa

Ideia para páscoa

domingo, 19 de abril de 2009

Desafios

A vencedora foi....

Quatro meninas disputaram uma corrida. Sabe-se que:
· Rita não foi a primeira colocada.
· Cláudia ficou entre Ana e Sandra.
· Sandra ficou entre Rita e Cláudia.

a) Quem ganhou a corrida?

b) Quem ficou em último lugar?







Chegada ao topo

Um caracol começa a subir uma pilha de doze tijolos.
Ele consegue subir cinco tijolos em uma hora. Como o esforço
é muito grande, ele tem de descansar na hora seguinte, durante
a qual escorrega quatro tijolos. Quanto tempo gastará para
chegar ao topo da pilha?

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa...


É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade, É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje... somos melhores do que fomos ontem.

Desejo a todos as amigas e amigos uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

domingo, 5 de abril de 2009

COMENTÁRIOS SOBRE DE QUE MODO O PRÓ – LETRAMENTO ESTÁ TENDO UM IMPACTO POSITIVO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS CURSISTAS E DA TUTORA

Relato da Professora Rita Josiane Gasparelo acerca do 1º fascículo: “Foi bem proveitoso, o tema interessante com episódios do nosso dia-a-dia, discutimos erros e acertos levando embora conosco vários exemplos que ofereceram dados importantes e adquirindo novos conhecimentos através do relato de experiências. Vimos neste fascículo que a matemática é uma ferramenta útil, com linguagens e expressões próprias necessárias a diversas áreas do conhecimento, onde é preciso estimular o desenvolvimento de habilidades matemáticas para a vida, alertando o aluno para fazer interferências e opinar sempre de forma critica e independente, construindo assim seu conhecimento com a nossa ajuda”.
Baseados nos trabalhos com materiais concretos e na experiência que possuem com as séries iniciais alguns professores relatam que:
“ Trabalhar com reservas o aluno aprende desde o inicio o porque começar a operar pelas unidades”. Rita, Giseli e Adelina
“Compor e decompor um número, agrupar e reagrupar vira brincadeira e eles aprendem brincando e não esquecem jamais” Rita, Giseli e Adlina
“Enquanto professores devemos trabalhar muito com a persistência, enfatizando o vocabulário matemático desde as séries inicias”. Giseli, Adelina e Rita
“Trocar experiência entre outros professores é enriquecedor”. Adelina, Rita e Giseli
“As sugestões da tutora sobre agrupamentos com canudos e registros no quadro valor lugar foram importantes para desenvolvermos um trabalho de qualidade em sal de aula” Ana Maria Monfron
“A troca de idéias e de experiências relatadas durante o encontro fez com que pudéssemos ter uma visão mais ampla de como trabalhar com o material concreto e a importância do mesmo na nossa pratica pedagógica. Possibilita ao aluno entender melhor o valor posicional, ordenar quantidades, relacionar os símbolos às quantidades que representam. Percebemos que é importante estimular a reflexão, o raciocínio lógico e a observação independente. Também é importante fazer perguntas ao aluno, porém permitir que se expresse livremente, com suas próprias palavras”. Rosangela Orovoski
“ O trabalho realizado relembrou algumas atividades que podem ser realizadas para o desenvolvimento do sistema posicional dos números e de algoritmos das quatro operações, além da troca de idéias entre os cursistas”. Nelzi Scheiffer
“ Os dois primeiros encontros foram muito proveitosos para a nossa prática. Foram sanadas dúvidas e as sugestões de atividades excelentes. A metodologia dos encontros foi boas e os fascículos estudados são de fácil compreensão, contribuindo bastante para a nossa prática”. Luciane Heck
“ As expectativas para o fascículo 2 foram superadas de modo que contribuíram efetivamente para a nossa prática cotidiana, pois através de exemplos práticos podemos perceber as maneiras mais eficazes nas operações com números naturais. Além disso, os professores que atuam no 2º e 3º ano tiveram oportunidades de assimilar novas estratégias para trabalhar com algoritmos que apresentam reserva”. Rosane Aparecida Panzarini – coordenadora Geral do Pró-Letramento.
O desenvolvimento do Pró–Letramento em minha turma tem superado minhas expectativas. Alguns cursistas se adiantam no estudo dos fascículos, e já vem para o encontro com questionamentos e algumas atividades já feitas. Os encontros do Pró-Letramento de matemática são momentos em suas vidas para trabalhar os pontos que, até então, eram motivos de angústia ou que eram desprezados em suas aulas, devido ao total desconhecimento.
A cada encontro, os cursistas se empolgam com as descobertas que vêm facilitando a sua compreensão, mediante o processo de discussão de conteúdos, das experiências vivenciadas e debatidas uns com os outros, as descobertas quando aplicam em sala de aula e principalmente o aprendizado de cada um deles, que acham hoje a matemática uma disciplina que pode e deve ser trabalhada com mais prazer.